sábado, 12 de janeiro de 2008

subway



A primeira dica para o visitante é comprar logo o Metrocard, ticket que te dá passe livre no metrô dependendo da sua situação. O de um mês custa 78 dólares, e vale a pena pra caramba. Se sua viagem é mais curta, experimente o de uma semana. Se você não anima a vida de tatu, sua carteira veio recheada e você não vê a hora de pegar um daqueles táxis amarelos dos filmes, vai com fé! Eles são realmente baratos dependendo do seu destino, e uma viagem de Midtown até Downtown não sai mais que 12 doletas, não incluindo, claro, a gorjeta do motorista sempre de algum país do qual você não reconhece a língua. (Sim, as gorjetas merecem um post mais tarde). Mas vir a NY e não andar de metrô é pior que ir a Roma e não ver o papa, então compre um ticket single por 2 dólares ou 5 viagens por 10 dólares e ganhe a sexta de graça.
O trem (porque aqui sempre se fala 'train', e não subway ou underground) tem 468 estações e te leva pra todos os lados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já cansei de pegar trens de madrugada e é tudo bem seguro, e onde há bares e festas, há gente. É só não dar bobeira porque afinal, Giuliani fez um bom trabalho, mas nunca se sabe.
Downtown - Uptown / Local - Expresso: O labiríntico caminho subterrâneo é menos complicado do que parece. A primeira coisa que você tem que saber é pra onde está indo. Parece bobagem mas são incontáveis as pessoas que querem descer pro SoHo e acabam no Bronx sem entender porquê. Você não precisa se preocupar em guardar nomes como Jabaquara e Tucuruvi pra chegar ao seu destino. É só saber se está indo Uptown ou Downtown pois do contrário, obviamente, vai pro lugar oposto. Os trens expressos são ótimos para economizar tempo, e aqui ele é mesmo um bem precioso. Geralmente os trens expressos (que pulam estações) viram locais depois da meia noite, e você sabe qual é qual no mapa, que pode pegar em qualquer cabine de venda de tickets com alguma mulher mal humorada. É grátis e salva a vida! A dica é sempre ficar atento a cartazes pregados nas estações, informando mudanças de rotas e linhas, e deixar o iPod num volume razoável, pois de repente o maquinista avisa que não vai parar na sua estação e não há nada que você possa fazer! Isso se conseguir entender o que eles falam! Boa sorte e stand clear of the closing doors, please!

Nenhum comentário: